segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Qualé bicho?



CALIFA


A Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul resgatou a nossa música e abriu as porteiras para outros festivais.

Além disso, outros pontos positivos da Califórnia são: criar um clima favorável ao surgimento de casas noturnas com música nativista e comida típica, assegurando, assim, um novo mercado de trabalho para os nossos músicos. Além disso, despertou na juventude o gosto pela nossa música, ao mesmo tempo que chamou a atenção para os nossos usos e costumes. Desta forma, a juventude passou a usar os trajes típicos rio-grandenses com muito orgulho, quando há algum tempo atrás era motivo de risos e chacotas.

Do mesmo modo o chimarrão saiu dos galpões para invadir as praças, universidades e repartições.

Hoje é comum de se ver a juventude pelas calçadas, nas viagens e até nas salas de aula, saboreando um chimarrão.

Dito isso sobre a Califórnia, vejamos o que representa a Cidade de Lona: fascínio das barracas.

Se uma barraca só já significava liberdade, o contato com a natureza, o gosto da aventura, imaginem uma cidade só de barracas.

O que é fascinante é dormir sobre o pasto e sob as estrelas e acender um fogo de chão para esquentar a cambona e assar o churrasco.

Há gente que se envolve tanto com a cidade de lona que quase nem acompanha a classificação das músicas. Antes, quando a apresentação era no Cine Pampa, nem ia até lá. O que realmente desejam, é "curtir" aquele mundo diferente de fantasia, com centenas de luzes, enfumaçadas, onde se misturam toques de gaita e violão com cheiro de carne assada.

Alguns até se "mudam" para a Cidade de Lona, levando refrigerador, televisão, cachorro, gato, papagaio, passarinho, enfim, lavando tudo para uma "temporada" de uma semana, como se estivessem realmente veraneando, em férias.

E nesse ambiente - uma verdadeira cidade - ocorreram fatos os mais diversos. Entre eles, alguns engraçados, como o seguinte:

Um "magro" chegou para acampar. Mas não queria "desembolsar a grana". Assim, terminou montando sua barraca do lado de fora do Parque da Associação Rural, ao lado dos trilhos da Viação Férrea.

Contudo, se valia de toda a infra-estrutura do Parque: chuveiros, sanitários, restaurante, etc.

Mesmo assim, não estava conforme e queria acampar de graça.


Por isso, chegou até nós e saiu-se com esta:

- Qualé bicho? Eu vim descolá uma Califa e tô purfa...

Luiz Alberto Ibarra
Causos de Fronteira - Martins livreiro - 1992