quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Malandro" por Bezerra da Silva

"Malandro é a pessoa inteligente. A palavra 'malandro' quer dizer inteligência. Quando o camarada é rico, poderoso, ninguém vai dizer que ele é muito malandro. Vai dizer: Olha, o cidadão aí é o suprassumo da inteligência, é um grande homem, assim como tem os grandes vultos. E, quando é pobre, não pode ser inteligente, então, vira 'malandro', mas no sentido em que quer dizer que ele vive à margem da lei, que não sei mais o quê, entendeu?
Isso tudo são coisas de elite. Para deturpar, entendeu? Porque isso aqui mesmo (apontando para a Favela) não tem malandro, ninguém aqui tem poder, ninguém tem imunidade. Agora, aqui não, se o sujeito roubar uma galinha, entra em cana! Malandro é malandro e mané é mané..." Fala de Bezerra da Silva, transcrita do DVD Tributo a Bezerra da Silva, show realizado em 2008, no Rio de Janeiro.
José Bezerra da Silva (Recife, 23 de fevereiro de 1927 – Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2005) foi cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete dos gêneros musical coco e partido alto, subgêneros do samba. Considerado embaixador dos morros e favelas, cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, apresentando-se no limite da marginalidade e da indústria musical, também foi considerado um dos principais expoentes do samba do estilo partido alto. (...) Fonte: Wikipédia